terça-feira, 27 de março de 2012

CANDEEIROS A PETRÓLEO

Hoje li uma notícia no DN que me deixou alarmado, por isto acontecer em pleno século XXI. E meu pensamento regrediu até aos anos 60 em que então era normal na província as pessoas usarem o petróleo como fonte de iluminação. Só para isso porque se quisessem ouvir rádio ou usar um motor para tirar água dum poço para regar suas hortas não lhes seria possível fazê-lo. Felizmente que esse atraso acabou. Hoje todas ou quase todas as aldeias se encontram electrificadas e com sistema de esgoto para servir as populações o que é natural no país em que vivemos e em que a tendência seria melhorar.
Por isso senti estupefacção ao ler a notícia de que muitas pessoas passaram a comprar candeeiros a petróleo, sinal de que não têm dinheiro para pagar a electricidade, um bem de primeira necessidade que devia ser comum a todas as pessoas. Tristes tempos aí estão! Nunca pensei que em meu país isto viesse a acontecer.
A notícia aí está.

Portugal volta a usar candeeiros a petróleo

por DN.ptHoje

Com o agravamento da crise, o candeeiro a petróleo está a regressar à casa de muitos portugueses.

"O candeeiro a petróleo caiu em desuso nos anos 60 em Portugal, mesmo nas aldeias mais remotas, onde a electricidade foi um luxo que tardou a chegar. Em pleno século XXI, com o agravamento da crise económica, o candeeiro a petróleo regressa em força a muitos lares portugueses, principalmente nas zonas suburbanas do país", escreve o diário i.
O jornal dá o exemplo de um estabelecimento comercial no centro de Oeiras que "tem vendido ultimamente uma grande quantidade de candeeiros a petróleo". O gerente da loja "explica o inesperado sucesso de vendas de forma lapidar: 'Encomendo aos 150 candeeiros de cada vez e desaparece tudo'".
O jornal assinala que "outro item com muita saída são os sacos de água quente (...). De resto, a própria Organização Mundial de Saúde diz que metade dos idosos portugueses não tem meios para manter as casas




2 comentários:

Anónimo disse...

SE QUISERMOS VER A CRISE PELO LADO MAIS POSITIVO, PODEMOS DIZER QUE, ENQUANTO UNS CHORAM, OUTROS VENDEM LENÇOS. AINDA BEM QUE A FÁBRICA DE CANDEEIROS ESTÁ FACTURANDO MAIS!
E ESTA, COMO TODAS AS OUTRAS CRISES ANTERIORES, TAMBÉM HÁ-DE PASSAR E ESTAREMOS MAIS CONSCIENTES QUANTO AO USO DA ELECTRICIDADE.
BEM HAJA AO COMENTARISTA DESTA NOTÍCIA!
O IMPORTANTE É PARTILHAR IDEIAS!

Isabelinha disse...

Einstein disse uma coisa muito curiosa :"Não sei como vai ser a terceira guerra mundial, sei que a quarta vai ser com paus e pedras"

Não é preciso na verdade uma guerra ( no sentido literal da palavra) para regredirmos em termos materiais, sociais ou mesmo morais.

O ser humano adapta-se ás condições impostas, alias, mais depressa se adapta do que se revolta.

Seremos sombras de nós mesmos se ignorarmos a opressão e nos adaptarmos a uma falsa liberdade, a qual vai sendo retirada aos poucos e poucos.